Com o passar do tempo é notável o avanço tecnológico e o quanto ele faz parte de nossas vidas. Porém, todo esse avanço trouxe alguns problemas e alguns desafios a serem enfrentados no serviço jurídico, principalmente na área da propriedade intelectual.

Por exemplo, algo que ficou muito popular, principalmente nos dias de hoje, é o Metaverso. O Metaverso é um espaço totalmente virtual onde há a conexão com o mundo real e virtual. Fazendo com que os usuários possam interagir uns com os outros.

Toda essa mudança tecnológica, pede para que as empresas se adaptem a essa nova realidade, assim como detentores de direitos de propriedade industrial e titulares de registro de marcas.

Então eu devo registrar minha marca no Metaverso?

 Vale ressaltar que no Metaverso tudo é intangível, porém ele possui sim, valores reais. Desta forma, as empresas investem nesse meio gerando lucros nessa nova tecnologia. Só que os riscos de a marca ser plagiada ou pirateada são enormes, caso a marca não esteja registrada. E isso pode ocorrer principalmente, se o caso for do seu produto ou serviço estiver bem avaliado entre seus consumidores.

E infelizmente ainda não existe registro no Metaverso. Mas sim, registros de marcas que atuam dentro do meio virtual. É indicado para que o empreendedor faça o registro da marca de forma clara e objetiva, como por exemplo: “venda de acessórios em ambiente virtual”, etc.  Isso se dá porque ainda não existe uma classe de atuação que envolva o Metaverso, já que é algo recente.

 Assim que o seu pedido for deferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), você terá a total certeza de que sua marca está segura tanto dentro quanto fora do mundo virtual. Mesmo que no decorrer do processo sua marca já esteja segura.

 A novidade do Metaverso afeta não somente o mercado, mas afeta toda essa questão da legalidade dentro do virtual. Por isso destacamos a importância de contratar profissionais especializados na área de registros de marcas para que seja realizado de forma correta todo o processo de qualquer registro (marcas, patentes, direitos autorais, etc).

 Conheça algumas marcas que já investem no Metaverso

 Algumas marcas popularmente conhecidas, já entraram nesse universo virtual. Marcas como a Nike, que por sua vez criou a Nikeland, dentro de um jogo chamado Roblox. Além de já ter efetuado a compra de uma empresa que produz tênis digitais.

 Outra empresa bem conhecida que já mergulhou no mercado do Metaverso, foi a Lojas Renner. Ela acabou criando uma parceria com o jogo Fortnite, abrindo então uma loja dentro do próprio jogo. Fazendo que os usuários pudessem interagir com a marca, deixando que escolhessem estampas que estariam dentro do Fortnite.

 Obviamente não poderíamos deixar de fora o próprio Fortnite, jogo que foi desenvolvido pela Epic Games. Jogo esse, que já teve um investimento de mais de US$1 bilhão para a criação do seu próprio Metaverso. Além das Lojas Renner, o Fortnite também já fechou parcerias com as marcas Gucci e Balenciaga.

 

 #DicaSanviz: Uma equipe especializada como a da Sanviz, pode solicitar o registro para sua marca de forma correta e assim evita qualquer tipo de desgaste para o empreendedor. Faça o registro conosco e fique com sua marca segura.