Seu conceito e significado são relativos e variam de acordo com o campo de interesse no qual ela se encontra: para o direito ou para o marketing.

Sendo assim, aqui você irá encontrar e entender melhor como cada um destes conceitos funciona.

Compreendendo melhor o funcionamento fica mais fácil de colocar em prática não é mesmo?

 

O que é marca para o direito? Como funciona o seu registro?

 Já de início é importante entendermos que existe um órgão brasileiro vinculado ao Ministério da Economia que tem a função de proteger a propriedade intelectual e industrial.

Este órgão é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

O INPI traz a definição, como:

“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Ou melhor é um sinal que seja distintivo e identifica um produto ou serviço.

Existem diversas empresas e instituições no mercado e consequentemente, existem também inúmeras marcas.

É por isso, que a única maneira legal de proteger a marca da sua instituição de uma cópia ou uma ação de má fé da concorrência, é fazendo o registro de marca.

Já imaginou como seria confuso se você fosse até o mercado comprar feijão e encontrar quatro marcas extremamente parecidas.

Isso seria prejudicial para a empresa, que tem todo um trabalho por trás em manter a qualidade, investir em divulgação, dedicar tempo, etc. Normalmente acontece quando o cliente na hora da compra confunde as embalagens e leva o feijão da concorrência por ter a marca ou embalagem muito parecida.

A instituição perde venda para uma marca similar que busca roubar a “fama” de outra, por meio de um nome muito parecido ou até mesmo copiando figuras e imagens de outras empresas.

E também é prejudicial para o cliente que compra pensando que é uma marca que ele já está acostumado a comprar, e se confunde, quando percebe está consumindo um feijão de uma outra marca, que não é aquela que ele gostaria.

Essa atividade é ilegal e pode resultar em processo e indenização.

Normalmente o registro é feito por empresas como nós, que somos responsáveis por encaminhar o pedido de registro de marca da instituição, e acompanhamos todo o processo.

Caso tenha alguma dúvida de como isso funciona pode falar conosco.

Mas já podemos adiantar que existem quatro modelos de marca.

 

Marca nominativa

Como o próprio nome já sugere, é nominal. Se refere apenas a um nome.

Normalmente quem utiliza este tipo de marca não possui uma logomarca ou figura.

 

Marca Mista

É identificada como mista, quando tem nome + figura.

Ou seja, é quando temos a mescla destes dois elementos.

 

Marca figurativa

É uma marca que é um símbolo. Neste símbolo não se encontra o nome da empresa.

Como exemplo, temos o jacaré da Lacoste.

 

Marca tridimensional

Esta é específica para produtos, já que se refere ao aspecto físico, por isso tridimensional.

Exemplo disso: O formato hexagonal da caneta Bic, o formato da garrafa da Coca-Cola, formato da garrafinha de Yakult e etc.

São aspectos únicos, e essas características fazem parte da marca e devem ser registradas também.

 

Quer descobrir qual o modelo da sua marca? Entre em contato com uma empresa especializada em marcas e descubra! A Sanviz está a sua disposição.

E ainda se você se interessou e quer fazer o registro da sua marca, você pode fazer ele 100% online pelo nosso site.

 

O que é marca para o marketing?

 

Aqui a marca é trabalhada para construir uma imagem positiva na cabeça do cliente.

Usando de artifícios estratégicos e ações específicas.

Ou seja, se trabalha nela para que seja possível criar valor e relevância.

Podemos definir ela como um nome, figura ou imagem que identifica um produto/serviço, que carrega consigo significados, sentimentos e informações. Está tudo relacionado com a percepção que o cliente tem da marca.

Podemos identificar isso com mais facilidade quando a marca tem tanta força e personalidade que passa a se tornar um estilo de vida, não preciso dar um exemplo mais claro que a marca Harley Davidson.

Com boas estratégias além de aumentar as vendas você desenvolve a fidelização, que a longo prazo é de extrema importância para a perpetuação de um negócio.

#dica - Antes de investir uma verba muito grande em divulgação, não se esqueça de fazer o registro da marca e garantir que você não vai sofrer problemas no futuro por estar usando uma marca que não está registrada. Marca sem registro é somente um NOME FANTASIA. Para registrar é muito simples, só entrar em nosso site e fazer tudo 100% online, de maneira rápida, fácil e segura.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!